nGoline

de tudo um pouco

Cortado - Esqueça os cabos para programar esse Arduino

Cortado, uma placa Arduino com suporte a Bluetooth LE (baixo consumo de energia) integrado. é o novo produto da Punch Through Design.

Comparação com uma moeda

A empresa já é bem conhecida por seus acessórios para iPhone e bibliotecas para desenvolvedores iOS, mas é a primeira vez que eles entram no mercado maker, e tudo indica que vieram para chacoalhar as coisas por aqui!

Apesar da idéia não ser nova, afinal já vimos alguns projetos parecidos no Kickstater como o RFduino e o BLEduino, o Cortado tem um grande diferencial: ele é programado sem a necessidade de cabos!

App para iPad

Ele pode ser programado diretamente de um PC com Bluetooth LE, um iPad ou um Android. O que pode ser uma ótima ideia, já que muita gente têm migrado para os tablets como sua plataforma padrão. Não seria muito estranho ver desenvolvedores migrando também.

O Cortado virá com a sua bateria em formato de moeda (como as de relógio) já instalada e ligado dentro da caixa. Basta baixar o App para que você seja avisado automaticamente quando o carteiro estiver perto da sua casa para efetuar a entrega!

Cortado ligado na caixa

A placa conta com 8 pinos I/O digitais sendo 2 pinos com opção analógica, 1 led RGB e um acelerômetro de 3 eixos.

A placa é inteiramente desenhada para fazer parte da "Internet das Coisas", sendo que seu raio de ação poderá ser estendido através da conexão com outras placas. De acordo com o fabricante, com um programa bem elaborado, a bateria pode durar vários anos.

Em entrevista para a revista MAKE, hoje pouco antes do lançamento, o fundador da Punch Through Design, Colin Karpfinger, falou um pouco sobre o diferencial do Cortado sobre os concorrentes.

Nós não queríamos fazer mais uma placa Arduino-com-BLE, mas mudar o jeito com interagimos com elas. Ao invés de ter que retirar a placa do seu projeto para reprograma-la, basta enviar o novo programa direto do seu tablet.

Você poderá, por exemplo, reprogramar o seu Cortado ao recebe-lo sem ao menos abrir a caixa! 

O Cortado está em pré-venda há algumas horas, por US$18.00 mais frete ($8.00 para o Brasil) e como era de se esperar, eu já garanti o meu, comprador número 77!
Já tenho milhares várias idéias envolvendo o Nymi e o MYO, que devem chegar em breve!

Abaixo o vídeo de lançamento do Cortado:

 

An Early Look at the Cortado VIA [MAKEZINE]

Add comment

biuquote
  • Comment
  • Preview
Loading