Ambient Backscatter – Comunicação Wireless sem baterias

Com a popularização de equipamentos eletrônicos cada vez menores fica difícil encontrar uma maneira fácil e barata para energiza-los. Normalmente fios não são uma boa opção e baterias adicionam um custo muitas vezes impraticável. Além disso, dependendo da quantidade de equipamentos utilizados, trocar/recarregar as baterias se torna uma tarefa caótica.
A comunicação por “Retrodifusão Ambiente” resolve esses problemas  ao utilizar os sinais de TV’s e celulares já existentes ao nosso redor ao invés de gerar suas próprias ondas de rádio.
Essa tecnologia torna possível uma comunicação onipresente onde dispositivos podem se comunicar entre si em uma escala sem precedentes e em locais antes inacessíveis, como por exemplo o interior de uma parede de concreto.

O projeto chamado de Ambient Backscatter, criado pelos estudantes Vincent Liu, Aaron Parks e Vamsi Talla da Universidade de Washington, transforma ondas de rádio existentes em uma fonte de energia e um meio de comunicação. Isso torna a comunicação extremamente mais eficiente do que qualquer comunicação via rádio existente hoje. Além disso, já que ele usa sinais RF já existentes no ambiente, ele não precisa de fontes de energia dedicadas, como em estruturas RFID.

Com a quantidade de sinais disponíveis nas grandes cidades podemos dizer com tranquilidade que as ondas necessárias para manter esses dispositivos funcionando eternamente.

Resta saber se o uso em grande escala desses equipamentos vai afetar a transmissão dos sinais de TV, rádio, WiFi e celular. Será que as antenas transmissoras terão que aumentar sua capacidade para atender a mesma área?

Commentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.