Chaveiro escaneia alimentos para você saber o que está ingerindo

Você pode arquivar esse post na categoria “não é ficção científica???”.
TellSpec é espectrômetro de alimentos de bolso na forma de um chaveiro. Basta aponta-lo para qualquer alimento para saber se ele contém elementos químicos e alergênicos ou quanto sódio, glúten ou gordura trans.

O TellSpec funciona em três camadas: o espectrômetro, um serviço na nuvem e um aplicativo mobile. Mire no alimento, aperte o botão, aguarde o bip e veja as informações na tela do seu smartphone. Ele funciona mesmo através de embalagens de vidro ou plástico, ou seja, você pode utilizar para saber se vai ou não comprar tal alimento no mercado.

TellSpec

O funcionamento se dá por meio de um espectrômetro Raman. O laser de baixa energia dentro do dispositivo emite uma luz através de uma abertura na frente do scanner. A luz refletida pelo alimento é coletada através de um filtro por um CCD, que converte a luz em sinais elétricos que são digitalizados e enviados ao smartphone via bluetooth de baixa energia.

O smartphone por sua vez manda os dados para o servidor, que analisa o sinal através de um algoritmo de aprendizado. A saída é então confrontada com um banco de dados que contém informações sobre alimentos. Depois disso o smartphone baixa esses dados do servidor e apresenta ao usuário.

Nosso design do produto e da interface do aplicativo mobile são extremamente intuitivas, para que qualquer pessoa possa utilizar o produto sem a necessidade ler manuais ou qualquer tipo de instrução. Basta apontar para o alimento, apertar o botão e visualizar a informação na tela de seu smartphone.

O TellSpec é muito útil para quem tem por exemplo intolerância a glúten, lactose ou algum tipo de corante ou mesmo para quem quer controlar a quantidade de calorias, sódio e carboidratos que ingere.
Ainda faltam 4 dias para o projeto finalizar no Indiegogo e você pode comprar um kit com 2 dispositivos por US$450.00.

Veja mais no vídeo abaixo:

Handheld Food Scanner Knows What You’re About to Eat via [Hack Things]

Commentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.