Imprima seus circuitos em casa com uma impressora comum

Pesquisadores da Universidade de Tokyo, Georgia Tech e um time da Microsoft Research desenvolveram um método de baixo custo para imprimir circuitos utilizando uma impressora comum, a técnica é chamada de Instant Inkjet Circuits.

O hack é tão simples quanto recarregar um cartucho comum com uma tinta de nanopartículas de prata encontrada facilmente no mercado. Isso permite que você imprima um circuito em qualquer superfície que aceita impressão comum a jato de tinta, como papel e plástico. As exceções são materiais que necessitam de impressão por sublimação e papéis de transfer. Não, você não pode imprimir um circuito na sua camiseta, por mais legal que isso possa parecer…

Os pesquisadores utilizaram uma impressora Brother pois seus cartuchos costumam liberar uma quantidade maior de tinta durante a impressão, além disso, para maximizar a quantidade de tinta, eles imprimem no modo fotografia, que utiliza os cartuchos Ciano, Magenta e Amarelo simutaneamente para fazer a cor preta. Nenhum software especial precisou ser utilizado para a impressão.

Hack simples permite imprimir circuitos em uma impressora comum

Vale a pena ler o artigo completo e o paper (em inglês), lá existem vários exemplos de uso, incluindo prototipagem rápida utilizando papel e durex.

Agora que estou de férias da faculdade vou aproveitar pra fazer alguns testes com uma impressora que tenho encostada em casa.
Se alguém tiver uma ideia legal de um circuito que gostaria de ver deixe um comentário e quem sabe eu faço um vídeo-tutorial…

Low-Cost Circuits Printable From Inkjet Printers via [Power Electronics]

Commentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.