Um novo tipo de máquina voadora – Omnicoptero

Não seria incrível se um drone pudesse se movimentar em qualquer direção sem ter que girar ou se inclinar? Dario Brescianini e Raffaello D’Andrea, do Intituto de Sistemas Dinâmicos e Controle da universidade ETH Zurich, criaram o Omnicoptero, que faz exatamente isso utilizando oito rotores configurados de tal forma que permite que ele se mova com seis graus de liberdade.

Os motores são reversíveis e podem gerar empuxo em ambas as direções. O Omnicoptero leva a bordo um computador de voo Pixhawk PX4FMU, 8 motores brushless e controladores, uma bateria LiPo de 4 células e 1800mAh e rádios para comunicação. O rádio é necessário porque todos os cálculos para o posicionamento são feitos em um computador desktop, que envia todos os comandos para o veículo. O computador sabe o exato posicionamento e orientação do veículo pois eles testam seu funcionamento em uma grande sala na ETH Zurich toda equipada com um sistema infravermelho de captura de movimentos, a Flying Machine Arena.

Parece até que a gravidade não se aplica ao Omnicoptero, o que torna o voo um pouco estranho de assistir. Abaixo tem um vídeo demonstrando uma brincadeira entre o Omnicoptero e seu criador, Dario Brescianini. O drone pega a bola jogada por Dario em uma rede e demonstra toda sua manobrabilidade ao devolver a bola em sua mão.

O futuro realmente é algo impressionante!

A Flying, Fetching, Helping-Hand Omnicopter via [Hack a Day]

Commentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.